Uruguay 1930

Após anos de futebol nas Olimpiadas, jogos criados pelo Barão de Cobertain em 1896, a FIFA (Fédération Internationale de Football Association) decide em seu próprio congresso, em 1928, criar seu próprio campeonato mundial em virtude de desentendimentos com o Comite Olimpico Internacional. O local escolhido? O Uruguay. Mas vcs sabem porque o pequeno país sul americano foi o escolhido para sediar a Copa?
O Uruguay foi escolhido, em detrimento de Itália, Suécia, Holanda e Espanha, por dois motivos distintos, mas igualmente importantes para a história daquele pequeno país. Primeiramente decidiram premiar aquela que era a melhor seleção do mundo afinal Los Celestes vinham de duas medalhas de ouro nos jogos olimpicos, 1924 e 1928, e também para comemorar o centenário da independencia daquele país. Ao contrário dos mundias modernos, essa foi a unica copa que nao houveram eliminatórias e os participantes foram todos convidados.
Devido a distancia e a dificuldade de se atravessar o mundo na decada de 30, apenas 4 paises nao americanos vieram para a competição se juntando aos 9 americanos convidados para a disputa. Os países convidados foram: Uruguai, Brasil, Argentina, Peru, Paraguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos, México, Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia.
O torneio foi realizado dos dias 13 a 30 de julho e o primeiro campeão do mundo foi o Uruguai que bateu a Argentina na final pelo placar de 4×2. Estava dado ali, em Montevideo, o primeiro passo para que o futebol viesse a se tornar o que é hoje, o maior e mais popular esporte do mundo.

BRASIL

O Brasil foi para a primeira copa em meio a muitas confusões entre paulistas e cariocas, fazendo com que a delegação que foi ao Uruguai fosse formada apenas por jogadores do RJ, com a participação de um unico paulista. A seleção, que jogava de camisas brancas, foi eliminada num grupo que tambem tinha Iugoslávia e Bolivia, com uma vitória e uma derrota. Derrota aliaás muito comemorada pelos paulistas desprezados que chamavam aquela eliminação de “A Derrota dos Cariocas”

NUMEROS DA COPA

Campeão: Uruguay
Vice: Argentina
Terceiro: Estados Unidos
Quarto: Iugoslávia
Melhor ataque: Argentina – 18 gols em 5 jogos
Melhor defesa: Uruguay – 3 gols sofridos
Artilheiro: Stábile (ARG) – 8 gols
Gols marcados: 70 (3,88 por jogo)
Publico: 434.500 (24139 por jogo)

O campeão Uruguay

Um Comentário para Uruguay 1930

  • GALEGO  disse:

    Teh o Alejandro ta na foto!

Responder


*

Você pode usar as seguintes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>